sexta-feira, 11 de maio de 2012

Resolução exercícios 1° ano - apostila 1


Transferência de energia

Conversando sobre o calor
Pág. 33 -34

1. A média da temperatura do nosso corpo é de 37°C. Não haverá grandes diferenças entre as medidas
2. Nesse caso haverá uma grande diferença, pois em duas horas a agua vai esfriar.
3. O corpo humano é capaz de manter a temperatura, enquanto a agua necessita de uma fonte externa de energia
4 e 5. Resposta pessoal. Retratar a conservação de temperatura no corpo e a perda de calor, sem reposição, no bule de agua quente.

Leitura e Análise de Esquema
Pág 34 – 39

1. Ela ingeriu 800 gramas
2. A vaca eliminou 320 gramas
3. Não. Parte da massa de capim é eliminada pelo gafanhoto na forma de fezes e urina, como mostra o item “matéria não assimilada”, no esquema apresentado
4. 1260 kJ
5. 205 kJ
6. Não. Parte da energia proveniente do capim é eliminada pelo gafanhoto na forma de fezes e urina. Dentro do esquema isso é mostrado no item “matéria não assimilada”
7. A porcentagem é de 10%. Considerando que 100% do que a vaca come corresponde a 14400 kJ de energia, e como o que fica no seu corpo é apenas 1440 kJ, a resposta vem do calculo: (1440 kJ x 100%) / 14400 kJ = 10%
8. Sim
9. Trata-se da parte do capim que é ingerida e eliminada como fezes ou urina
10. A energia que a vaca usa para se locomover (e a que todos os animais utilizam para as suas atividades) vem do alimento, neste caso, o capim
11. Essa energia é utilizada no metabolismo da vaca: é usada para o animal se locomover, para manter a temperatura do corpo constantes, etc
12. Do alimento
13. A biomassa dos organismos cai à medida que aumenta o nível trófico
14. É dez vezes menor (basta dividir um pelo outro)
15. É dez vezes menos
16. Porque grande parte da matéria (aproximadamente 90%) é perdida na forma de fezes e de urina ou é convertida em energia para o metabolismo dos seres ao longo da cadeia alimentar.

Resolução de Problemas
Pág 39 – 41

1. Alternativa d
2. A pirâmide deve assemelhar-se à vista na pagina 38. É importante averiguar o comprimento de cada barra, que deve estar de acordo com as instruções do problema.
3. Alternativa a
4. A barra correspondente ao sabiá (1 centímetro) deverá ser 6 vezes menos que a da lagarta (6 centímetros)



Você Aprendeu?
Pág. 41 – 43
1. a) Porque a quantidade de água nos organismos de diferentes níveis tróficos é muito variável e, por isso, a massa seca pode refletir melhor a quantidade de matéria orgânica presente em cada um dos níveis.
b) Ela diminui porque os organismos de cada nível trófico gastam a matéria orgânica disponível para gerar energia para sua própria sobrevivência, e apenas o que sobra depois desses gastos é que ficará disponível para o nível seguinte.
c) Musgos: produtores; Gafanhotos: consumidores primários; sapos: consumidores secundários; serpentes: consumidores terciários.

2. a) Sim, porque os organismos que estão na base da pirâmide produzem matéria orgânica ao absorver substancias inorgânicas presentes no ambiente, utilizando energia luminosa, ainda que não sejam produtores de energia.
b) De todos os níveis tróficos, já que são capazes de utilizar os restos orgânicos de quaisquer organismos pertencentes aos diferentes níveis.

Lição de casa
Pág. 43 – 45
1. O esquema deverá conter: Krill, fitoplâncton, zooplâncton, lulas, peixes, focas, pinguins, outras aves e baleias.


2. Fitoplâncton à krill à baleia-azul
3. 12 baleias x 7 dias x 2,5 milhões por dia = 210 milhões de krills
4.


O enunciado informa que, quando se passa de um nível trófico a outro, perdem-se 90% de massa, ou seja, 10% da massa do nível anterior passa para o seguinte. Seguindo esse raciocínio, a massa de baleias deve ser 10% da de krill, que por sua vez é de 10% da de fitoplâncton. Como há 150.000 toneladas de fitoplâncton, deve haver 15.000 toneladas de krill e 1.500 toneladas de baleia.
5. No máximo 10 baleias. Como cada baleia pesa cerca de 150 toneladas, essa massa corresponde a apenas 10 baleias.
6. “Sabe-se que, a cada nível trófico de uma cadeia alimentar, perdem-se cerca de 90% da energia presente no nível trófico anterior, como consequência de atividades do corpo, com o aquecimento, a movimentação e eliminação de fezes, entre outras”

Nenhum comentário:

Postar um comentário